quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PREFEITURA DINAMIZA PROJETO INSTRUMENTAL FACMOL


Este projeto tem como objetivo principal a formação integral das crianças, e no momento abrange toda a rede municipal de ensino.

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto iniciou na escola de tempo integral EMEB. Com. Hirayuki Enomoto, as aulas de Canto Coral do Projeto Instrumental Facmol. Durante as oficinas curriculares de Arte que acontecem no turno da tarde, as crianças recebem as primeiras noções sobre os conteúdos que serão desenvolvidos pelo monitor Júnior.

Através da música, também são desenvolvidas atividades que oportunizam melhorias no relacionamento humano entre as crianças.

A EMEB Profª Celda Mello Oliveira também recebeu neste mês a visita dos componentes do Projeto Iniciação Instrumental FACMOL para uma apresentação musical e demonstração do funcionamento dos diversos instrumentos que são utilizados durante a execução das músicas por eles apresentadas.

O projeto conta com a participação de vários integrantes e tem como objetivo aumentar esse número disponibilizando as vagas existentes aos alunos do ensino fundamental.

O repertório apresentado encantou a garotada, o que foi demonstrado através da participação ativa do grupo. Muitos deles ficaram interessados em participar das oficinas que estão sendo oferecidas e já foram encaminhados ao projeto para realizarem suas matrículas.

O estudo da música dá ao aluno oportunidades para o desenvolvimento da inteligência musical sendo fundamental na formação de cidadãos. Através da participação ativa, a escola pode contribuir para que os alunos se tornem ouvintes sensíveis, amadores talentosos ou músicos profissionais.

Este projeto tem como objetivo principal a formação integral das crianças, e no momento abrange toda a rede municipal de ensino.

O maestro Wellington, responsável pelo projeto agradece aos gestores das escolas e à Prefeitura Municipal pela iniciativa de oferecer as oficinas de música às crianças, oportunizando o desenvolvimento de competências e habilidades nesta área.


Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

I MOSTRA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ACONTECERÁ EM PEREIRA BARRETO

A I Mostra dos trabalhos da Educação Infantil do município tem o objetivo de proporcionar ás crianças momentos de interação social e aprendizagem.

Acontecerá de 3 a 5 de novembro na casa da Cultura “Aristeu Custódio Moreira” a I Mostra de Educação Infantil.

No dia 3 vai acontecer a abertura do evento as 19h, nos dias 4 e 5 acontecerá a mostra dos trabalhos confeccionados pelos alunos. Haverá apresentações de dança, músicas, teatros, histórias e poesia, aberto ao público para visitas. No encerramento no dia 5, o Profº Dr. César Nunes coordenador da área de educação da UNICAMP, ministrará uma palestra direcionada aos educadores da educação infantil e ensino fundamental da rede municipal.

A I Mostra dos trabalhos da Educação Infantil do município tem o objetivo de proporcionar ás crianças momentos de interação social e aprendizagem por meio da ação coletiva, e estimular a participação da família e comunidade, contribuindo para que a sociedade reconheça a importância da educação Infantil para as fases posteriores na formação do cidadão.

Assessoria de Imprensa


PEREIRA BARRETO RECEBEU O PRÊMIO INFORMÁTICA DA COMUNIDADE 2010




Os prefeitos e dirigentes de educação e tecnologia se destacaram por terem implantado softwares educacionais e cursos profissionalizantes em escolas e telecentros.

No dia 22 de Outubro de 2010 aconteceu na cidade de Presidente Prudente-SP no Teatro Universitário Cesar Cava, o Encontro de tecnologia Educacional do Oeste Paulista.

Durante o evento o Prefeito Municipal Arnaldo Enomoto, sendo representado pela Secretária de Educação Marialba Carneiro recebeu das mãos do Sr Dermeval Bruzzi - Diretor de Produção de Conteúdos e Formação em Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC), o Prêmio Informática da Comunidade 2010 para instituições, empresas, prefeitos e personalidades que se destacaram por apoiar projetos de tecnologia em prol da Educação, da formação pessoal e profissional.

Os prefeitos e dirigentes de educação e tecnologia se destacaram por terem implantado softwares educacionais e cursos profissionalizantes em escolas e telecentros.

Foi também enviado ao Prefeito Arnaldo Enomoto uma camiseta autografada pelos os medalhistas e campeões olímpicos Maurren Maggi, André Domingos, Hortência, Bernardinho do vôlei entre outros.

No município de Pereira Barreto o Curso Informática da Comunidade é oferecido na EMEB “Profª Celda Mello Oliveira” no período noturno durante a semana e diurno aos sábados, e o Telecentro – Centro de Inclusão Digital no período diurno de segunda a sexta, onde também está disponível para a comunidade a utilização dos equipamentos para estudos, pesquisas com acesso à internet.

Assessoria de Imprensa

terça-feira, 26 de outubro de 2010

PROGRAMAÇÃO


Sábado 20/11/2010 - 19h
WorkShop 20/10 das 14h às 17h
Domingo 21/11/2010 - 19h
Local
Casa da Cultura "Aristeu Custódio Moreira"

REPRESENTANTES DE PEREIRA BARRETO PARTICIPARAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE MUSEUS E TURISMO




Estiveram presentes representantes de Andradina, Araçatuba e Pereira Barreto, os visitantes se encantaram com o trabalho desenvolvido no museu de Pereira Barreto.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Andradina em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e o Sistema Estadual de Museus – SISEM/SP realizaram no mês de outubro uma oficina de capacitação sobre Museus e Turismo, ministrada pela museóloga Ana Silvia Bloise.

A oficina de capacitação “Museus e Turismo” foi realizada nos dias 20, 21 e 22 de outubro. O público alvo da oficina foram profissionais dos Museus cadastrados no SISEM-SP, historiadores, professores e acadêmicos de história, turismólogos, dirigentes de cultura e turismo da região e outros interessados.

Como parte da programação, foi agendada uma visita técnica no Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto. Estiveram presentes representantes de Andradina, Araçatuba e Pereira Barreto. O município de Pereira Barreto estava representado pela Mara Nascimento e Camila Reis. Os visitantes se encantaram com o trabalho desenvolvido no museu de Pereira Barreto.

Assessoria de Imprensa

FOI REALIZADO O 6º TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA DO TUCUNARÉ





FOI REALIZADO O 6º TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA DO TUCUNARÉ

O torneio de pesca reuniu 59 equipes, alcançando aproximadamente um total de 150 pescadores participantes, sendo permitido 3 pessoas por embarcações.

Pereira Barreto no último sábado (23) e domingo (24) recebeu na Praia Municipal Pôr-do Sol pescadores da cidade e de todo o Brasil que participaram do 6º Torneio de Pesca Esportiva do Tucunaré.

O torneio de pesca reuniu 59 equipes, sendo permitido até 3 pessoas por embarcação, alcançando aproximadamente um total de 150 pescadores participantes.

O Torneio de Pesca Esportiva do Tucunaré teve o objetivo de divulgar o potencial turístico da Estância Turística de Pereira Barreto-SP, promover o lazer e a confraternização entre os amantes da pesca esportiva. Desenvolver a consciência ecológica dos participantes e da comunidade através da divulgação e prática das leis que normalizam a pesca amadora, visando principalmente o combate do uso de materiais e atitudes poluentes e predatórias.

Os peixes pescados foram soltos logo após a medição realizada pelos fiscais, que estavam nas bases de apoio, isso para garantir a sobrevivência do peixe. O método de pesca utilizado foi do tipo “Pesque e Solte”. Ao todo foram 5 bases espalhadas pelas margens do Rio Tietê.

Todos os barcos e equipamentos foram vistoriados antes e durante a prova. Os participantes tinham em mãos o regulamento da pesca e o mapa da região da competição, disponibilizados pela organização do evento.

Antes de iniciar o torneio todas as equipes receberam um cartão de identificação enumerado, e os barcos foram adesivados com o mesmo número, isso para facilitar a fiscalização.

Para medição e pontuação só foram considerados os peixes vivos e em condição de soltura, e com tamanho mínimo de 35 cm.

No domingo na final do torneio houve a entrega de troféus para os 3 primeiros colocados e para a equipe que pescou o maior peixe, além dos sorteios dos brindes para os participantes. Houve também a entrega de medalhas para as crianças que participaram.

A equipe de nº 32 (Célio H. Yshioka) foi classificada em 1º lugar, a equipe de nº 68 (Edil Vieira) ficou classificada em 2º lugar, a equipe de nº 52 (Márcio R. Gomes) ficou com o 3º lugar e a equipe de nº 68 (Edil Vieira) foi a que conseguiu pescar o maior tucunaré do torneio com 61,5 cm.

Assessoria de Imprensa


MÚSISCOS DE PEREIRA BARRETO PARTICIPAM DO SHOW DA DIVERSIDADE CULTURAL


O município de Pereira Barreto foi representado pelos os músicos Adão Martins e o Grupo Repercussão do Samba.

Dia 24 de outubro de 2010, foi realizado na cidade de Penápolis o 1º show de Diversidade Cultural, que tem por objetivo promover a interação regional por eventos culturais entre os municípios participantes. Cada mês uma cidade da região sediará um Show da Diversidade Cultural em um domingo ou feriado, apresentando seus artistas para a região e conhecendo os artistas regionais e visitantes. Participaram do evento várias cidades como: Valparaíso, Birigui, Araçatuba, Pereira Barreto e Andradina, cuja, apresentações ecléticas foram apresentadas na Praça Nove de Julho.

A estrutura do evento contou com a participação de artesãos da cidade, exposições de artes plásticas e praça de alimentação.

O município de Pereira Barreto foi representado pelos os músicos Adão Martins que apresentou um repertório especial de Música Popular Brasileira (MPB) e o Grupo Repercussão do Samba com os maiores sucessos de músicas de samba e pagode. O público presente agradeceu com aplausos acalorados as atrações artísticas do município.

A Prefeitura Municipal de Pereira Barreto apóia e incentiva a vivência entre os músicos locais e regionais.

Assessoria de Imprensa

EQUIPE ADULTA SE CONSAGRA CAMPEÃ DA LIGA OESTE DE HANDEBOL



Depois das categorias mirim e infantil, agora foi a vez dos meninos da categoria adulto se consagrarem campeões da Liga Oeste de Handebol.

Ocorreu no ultimo final de semana dias 23 e 24 de outubro na cidade de Ilha Solteira, a fase final da Liga de Handebol da categoria adulto feminino e masculino. Depois das categorias mirim e infantil, agora foi a vez dos meninos da categoria adulto se consagrarem campeões da Liga Oeste de Handebol.

A equipe de Pereira Barreto mais uma vez marcou presença nessa etapa, após uma campanha brilhante onde não perderam um jogo sequer durante todo o campeonato, chegando à final como favoritos ao título.

Foram 9 cidades participantes, mas apenas 4 se classificaram para as finais: Pereira Barreto, Catanduva, Ilha Solteira e Dracena. No sábado, foi a vez dos primeiros jogos, onde a equipe de Pereira derrotou a equipe de Dracena por 22 X 16 e a equipe de Ilha Solteira derrotou Catanduva por 19 X 18, formando assim a disputa final.

No domingo o time precisava de muita força de vontade e calma para vencer o jogo contra o time da casa que teve um começo tenso e bem equilibrado, mas que no final terminou com um placar cômodo de 21 X 15.

Agora a equipe está focada em outra competição: os Jogos Abertos do Estado de São Paulo, que começam na próxima semana na cidade de Santos-SP. Esta competição é considera a maior da América Latina, perdendo apenas para os Jogos Pan-americanos. A vaga para os Jogos Abertos foi conquistada em julho quando o time se sagrou campeão dos Jogos Regionais do Interior.

O técnico Fabrício Oliveira Nascimento agradece muito o esforço e a dedicação de todos os atletas das três categorias, e espera mais uma vez uma boa participação no próximo campeonato.

O Prefeito Arnaldo Enomoto parabeniza e deseja sorte para todos os atletas que vão levar o nome de Pereira Barreto para todo estado nos jogos abertos de Santos.

Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS FOI REALIZADA NO MUNICÍPIO





O evento foi uma continuidade em comemoração ao Dia da Criança e também um incentivo a leitura.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto promoveu nos dias 19 e 20 de outubro a Oficina de Contação de Histórias com o Tema Sítio do Pica Pau. A oficina foi conduzida pela profissional Sra Duxtei Vinhas Itavo da cidade de Araçatuba.

O evento foi uma continuidade em comemoração ao Dia da Criança e também um incentivo a leitura.

Participaram desse momento mágico cerca de 500 alunos do Ensino Infantil e Fundamental do Município. O objetivo do mesmo foi presentear os alunos e ressaltar a importância de uma educação com acolhimento afetivo e formação cultural dos alunos, e isso tem sido prioridade no município com aval do Prefeito Arnaldo Enomoto.

Assessoria de Imprensa

PREFEITURA ESTÁ OFERECENDO MINI-CURSOS




Na quarta-feira (20) foi realizado o Mini-Curso de “Turismo e hospitalidade: Tendências e Empregabilidade”.

A Prefeitura Municipal de Pereira Barreto juntamente com a ETEC (Escola Técnica Estadual de Ilha Solteira unidade de Ensino do Centro Paula Souza) realizou na quarta-feira (20) o Mini-Curso de “Turismo e hospitalidade: Tendências e Empregabilidade”.

O evento contou com aproximadamente 80 pessoas, entre elas estavam comerciantes e empresários locais, alunos das FIU e da ETEC de Ilha Solteira e convidados.

O mini-curso foi ministrado pelo professor Luciano da Paz Santos (Bacharel e especialista em Turismo; Especialista em Gestão Empresarial, Recursos Humanos, Marketing e Meio Ambiente; Professor e Coordenador dos Cursos Técnicos em Eventos e Turismo Receptivo da ETEC de Ilha Solteira).

O mini-curso teve como objetivo conscientizar e dar dicas aos comerciantes e funcionários de como tratar os clientes e turistas.

O professor Luciano da Paz Santos falou aos participantes: “ Todos os dias nós precisamos buscar novos conhecimentos, nós temos que investir em nós, a chave do sucesso no século vinte um é o conhecimento. A pessoa que trabalha com turismo tem dever, mais tem prazer em trabalhar com isso. A cada dia as pessoas buscam e necessitam de lazer, as pessoas querem algo diferente, o novo. Turismo então gera emprego, mas muitas vezes não temos profissionais capacitados para trabalhar e atender as necessidades das pessoas”.

No dia 21/10 houve o mini-curso: “Cerimonial, Protocolo e Etiqueta em Eventos” ministrado pelo professor da ETEC Flavio Santos, e no dia 22/10 haverá o mini-curso: “Turismo com Profissionalismo e Empreendedorismo”.

Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ALUNOS RECEBERAM CERTIFICADOS DO CURSO DE SOLDADOR BÁSICO



Receberam o certificado de conclusão do curso 16 alunos, que se qualificaram e estão preparados para o mercado de trabalho.

Foi realizado na noite de quarta-feira (20) na Casa da Cultura “Aristeu Custódio Moreira” a entrega de Certificados de Conclusão do Curso de Soldador Básico do Programa Estadual de Qualificação Profissional – PEQ.

O curso de Soldador Básico foi oferecido pela Escola Técnica Estadual de Ilha Solteira unidade de Ensino do Centro Paula Souza, em Parceria com a SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho) e a Prefeitura Municipal de Pereira Barreto.

Receberam o certificado de conclusão do curso 16 alunos, que se qualificaram e estão preparados para o mercado de trabalho.

Participaram da solenidade de entrega de certificado o Prefeito Arnaldo Enomoto, a Secretária de Educação Marialba da Glória Garcia Carneiro, a Diretora da ETEC de Ilha Solteira e Coordenadora dos Cursos PEQ Liliane Guimarães, a Professora Luzia Corsini Dejavite e convidados.

O Prefeito Arnaldo Enomoto cumprimentou todos os formandos pela conclusão do curso e disse: “É uma alegria muito grande estar aqui com vocês. Através da educação vamos trazer um futuro melhor, vocês estão buscando estar preparados por um mundo que cada dia está mais competitivo. Quero cumprimentar os familiares que sempre apoiaram os formandos que buscaram a capacitação para que possam no momento oportuno estar aproveitando essa oportunidade, e estar preparados para o mercado de trabalho”.

Assessoria de Imprensa

PREFEITURA FAZ PREVENÇÃO PARA EVITAR O CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

O Papanicolaou é um exame que deve ser feito anualmente para coleta de células do colo do útero.

A Prefeitura Municipal de Pereira Barreto está realizando um trabalho de prevenção para evitar o câncer do colo do útero.

A cada ano 500.000 mulheres no mundo têm câncer do colo do útero e 250.000 morrem. Para reverter essa situação procure a UBS mais próxima de sua residência e agende o exame preventivo (Papanicolaou).

O Papanicolaou é um exame que deve ser feito anualmente para coleta de células do colo do útero, que serão examinadas para a identificação de lesões pré-cancerosas. O papanicolaou é indicado para todas as mulheres que já tiveram relação sexual, e devem fazer o exame periodicamente, mesmo sem ter vida sexual ativa.

Assessoria de Imprensa