sexta-feira, 15 de julho de 2011

UBS IPÊ REALIZOU PALESTRA SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Além das marcas físicas a violência doméstica costuma causar sérios danos emocionais e psicológicos.

Foi realizado na quinta-feira dia (14) na UBS Ipê mais uma palestra do programa Saúde da Mulher com o tema “Violência Doméstica”.

A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de mulheres, sua importância é relevante sob dois aspectos: primeiro, devido ao sofrimento indescritível que imputa ás suas vítimas muitas vezes silenciosamente, e em segundo, porque, a violência inclui a Negligência Precoce e o Abuso Sexual, que além das marcas físicas costuma causar sérios danos emocionais.

A palestra foi ministrada pelas enfermeiras Maria Cecília e Fernanda Cardamoni, foram discutidos diversos tipos de violência contra as mulheres e passado a orientação sobre os direitos perante a justiça como a Lei Maria da Penha, na palestra houve momentos de descontração e debates sobre a violência física e psicológica orientando as mesmas a procurarem a UBS para que sejam preenchidas as fichas de notificação e encaminhadas para profissionais na área jurídica.

Segundo o Ministério da Saúde as agressões constituem a principal causa de morte de jovens entre 5 a 19 anos, a maior parte dessas agressões provém do ambiente doméstico.

Estima-se que diariamente 18 mil crianças e adolescentes sejam espancadas no Brasil.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário