segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ACONTECEU O FÓRUM SOBRE LEISHMANIOSE VISCERAL




O evento teve uma programação de diversas palestras que abordaram a situação epidemiológica da Leishmaniose.

Aconteceu na ultima quarta-feira (15) na Casa da Cultura “Aristeu Custódio Moreira” o 1º Fórum sobre Leishmaniose Viceral: Como Enfrentar esse Desafio?

O evento teve uma programação de diversas palestras que abordaram a situação epidemiológica da Leishmaniose no Brasil, no estado, na região e em Pereira Barreto.

A Secretária de Saúde Carmem Silvia Guariente Paiva falou sobre a importância do Fórum para enfrentar a situação da leishmaniose: “Esse Fórum ele foi pensado há um tempo atrás, é a realização de um plano que começou com o pedido do nosso Conselho Municipal de Saúde, que diante da situação epidemiológica da Leishmaniose no nosso município sugeriu que criássemos um grupo técnico e pensássemos em um plano de enfrentamento da leishmaniose”.

Participaram do evento profissionais da saúde de Pereira Barreto e região e convidados, que durante o Fórum tiraram dúvidas a respeito da leishmaniose.

A Leishmaniose Visceral é uma doença infecciosa causada por um microorganismo (protozoário-leishmania), que é transmitida ao cão, animais silvestres como roedores e também ao homem, através da picada do mosquito palha contaminado. O mosquito se desenvolve na terra com matéria orgânica em decomposição como: lixos expostos, folhas, frutos, fezes de animais, troncos podres, restos de alimentos e etc.

Foram palestrantes do Fórum sobre Leishmaniose a Profª Vera L. F. de Camargo Neves – Pesquisadora Cientifica VI do Grupo de Estudos em Leishmanioses, Sucen/SES-SP; Profª Lilian Ap. Colebrusco Rodas – Pesquisadora Cientifica III, Serviço Regional de Araçatuba da Sucen/ SES-SP; Eveline Tozzi Braga – Medica Veterinária pós graduando em Ciência Animal sob orientação da Drª Mary Marcondes; Andrei Nascimento – Gerente Técnico da Intervet Schering – Plough Animal Health; Rose Fernandes – Gerente Técnico da Basf; Dalmo Fernandes – SOL.

Para se combater a Leishmaniose é de fundamental importância que a população mantenha seus terrenos e residências limpos, e que evite o acumulo de lixo e utilize o serviço de limpeza.

O evento contou com o apoio da Intervet Schring-Plough Animal Health, da BASF – The Chemical Company e da empresa SOL Comércio Distribuição e Representação Ltda - Saneamento Vegetal e Animal.

A Prefeitura Municipal alerta a população aos sinais e sintomas no homem que vem pela perda de apetite, febre constante, emagrecimento e aumento do fígado e baço. Com o aparecimento de alguns desses sintomas procurar orientação médica, pois a Leishmaniose Visceral é uma doença séria e que pode até matar, mas no homem quando a doença e diagnosticada a tempo, o tratamento e cura é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário