quarta-feira, 6 de abril de 2011

O COMBATE A DENGUE CONTA COM A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DA POPULAÇÃO



É preciso prevenir, já que o mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue prolifera-se em qualquer local que possa acumular água.

Já estão confirmados 10 casos de Dengue em Pereira Barreto, novas notificações estão registradas, a prefeitura pede a colaboração da população para que não deixe acumular água em recipientes propícios para o criadouro do mosquito, e alerta que o vírus tipo (04), o mais agressivo, já está em nossa região.

Esta semana será a “Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue”, e a prefeitura realizará várias atividades educativas que estarão ocorrendo nas escolas, U.B.S’s, dentre outros locais de todo o município.

Os principais sintomas da Dengue são: febre alta, dor no corpo, vômitos, diarréia, cansaço em excesso e manchas avermelhadas no corpo. A orientação da Secretaria de Saúde para os munícipes que possuir algum dos sintomas é procurar a (UBS) Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para receber o tratamento adequado.

É preciso prevenir, já que o mosquito transmissor da Dengue prolifera-se em qualquer local que possa acumular água, tais como, vasos de planta, pneus, garrafas, sacos plásticos, tampinhas de garrafas, entre outros. Por isso, a importância de cada um fazer a sua parte, verificando suas residências (interior e quintal) eliminando os criadouros e alertando seus vizinhos para que façam o mesmo.

Com a identificação dos casos positivos de dengue, a Secretaria de Saúde está direcionando a nebulização no perímetro dos casos positivos.

Os agentes de vigilância e saúde visitam as residências e orientam mensalmente os moradores sobre os cuidados com a dengue e fazem ainda a entrega de material informativo para que mantenham o ambiente protegido.

A prevenção e o combate à dengue devem ser realizados com freqüência em todas as casas da cidade e para que haja, de fato, o combate é necessário que tenha a participação efetiva de toda a população, de forma que cada morador atue como agente fiscalizador.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário