quarta-feira, 6 de abril de 2011

SETOR HABITACIONAL É RETRATADO PELA POPULAÇÃO ATRAVÉS DE OFICINAS POPULARES





O PLHIS é a ferramenta norteadora que contemplará a realidade do setor habitacional, onde, através dessas informações serão indicadas as ações a serem executadas pela municipalidade.

Durante a semana passada (terça e quarta–feira) os munícipes puderam participar de mais uma ação efetiva de processo de construção do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) da Estância Turística de Pereira Barreto, que esta sendo elaborado pela Prefeitura Municipal, através da capacidade técnica da empresa Dominium Consultoria.

O PLHIS é a ferramenta norteadora que contemplará a realidade do setor habitacional, onde, através dessas informações serão indicadas as ações a serem executadas pela municipalidade.

Nesta fase a participação popular ocorreu por meio de Oficinas Temáticas Populares, realizadas nos dias 29 de março (terça-feira) no Pátio da Escola Comendador Hirayuki Enomoto e no dia 31 de março (quinta-feira) no Pátio da Escola Celda Melo de Oliveira. Já nesta semana, mais exatamente no dia 05 de abril (terça-feira) no Pátio da Escola Maria Elza de Aguiar Domingues, acontecerá a terceira e última Oficina desta etapa.

Os Locais definidos para a realização das oficinas foram estrategicamente planejados para viabilizar a participação do maior número possível de pessoas, a estratégia esta dando certo haja vista que mais de 200 pessoas já participaram e espera-se que muitas outras ainda participem.

O objetivo das oficinas é levantar dados sobre as prioridades no setor habitacional, receber sugestões dos moradores, avaliar programas, quantificar o grau de conhecimento popular quanto à situação habitacional no município, além de democratizar a construção do Plano Local de Habitação de Interesse Social, através da participação popular.

Para a diretora da empresa Dominum Consultoria, Viviane Costa, a realização das oficinas mostra a transparência com que os trabalhos estão sendo realizados, tanto por parte da empresa contratada, como da Prefeitura. “Todos os participantes dessas oficinas podem dar informações e sugestões, sendo um momento oportuno de conhecermos de perto os problemas relacionados ao setor habitacional” salientou Costa.

A comunidade está representada num todo, pelas listas de presenças é possível observar que há pessoas de todos os setores do município, inclusive rural. Funcionários da prefeitura, no

devido papel de municípes também estão presentes. “Além de fazermos parte da gestão municipal, somos todos munícipes e temos que dar nossa colaboração para um trabalho que vem sendo considerado de grande valia para o futuro da nossa cidade”, comentou a Secretária de Administração, Sra. Lia Maura Fuzeto. Na mesma ocasião o Coordenador dos trabalhos, Sr. César Gustavo da Rocha Lima, agradeceu a força e a presença dos demais funcionários e munícipes que, juntos, colaboram para a construção de um município melhor.

Já, segundo a Secretária de Assistência Social Srª Ana M. Lozi Okajima, é muito importante a participação da população. “Os moradores são os principais interessados na elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social, já que este plano será a principal ferramenta norteadora para a municipalidade tratar as questões habitacionais do nosso município nos próximos 10 anos”, concluiu Ana Maria.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário