sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PREFEFEITUA REALIZOU PALESTRAS PARA VIABILIZAR A RECUPERAÇÃO DE MATA CILIAR E NASCENTES EM PROPRIEDADES RURAIS





A ação faz parte de um ciclo de palestras, encontros e seminários por meio de parcerias, voltados aos produtores rurais.
A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto realizou na noite de quinta-feira (26) na Casa da Cultura "Aristeu Custódio Moreira" um encontro que contou com a colaboração da Polícia Ambiental e da Companhia Energética do Estado de São Paulo - CESP, para discutir temas ambientais e a questão de fomento para a recuperação de áreas de preservação permanente.
A ação faz parte de um ciclo de palestras, encontros e seminários por meio de parcerias, voltados aos produtores rurais, tendo em vista ampliar as discussões sobre a questão ambiental.
Neste encontro o primeiro tema foi abordado pela Polícia Ambiental através do Sd. Fidalgo com o auxílio do Sgt. Roberto e do Cb. Cruz visando discutir algumas questões ambientais mais significativas como, a questão das matas ciliares, reserva legal e legislação ambiental, apresentando os serviços realizados e prestando esclarecimentos aos presentes.
O segundo tema foi abordado pelo Eng. Agrônomo Jorge Watanabe (CESP) e teve como objetivo apresentar o Programa de Fomento Florestal como um apoio aos produtores para viabilizar a recuperação das áreas de preservação permanente que possuam cursos d’água e nascentes que façam parte dos reservatórios da CESP. Para os proprietários rurais que pretendam fazer adesão ao Programa de Fomento Florestal a CESP viabiliza o projeto, as mudas para plantio, e assistência técnica (enquanto o produtor será responsável pelo isolamento da área), insumos e mão de obra.
Dessa forma, a Prefeitura pretende auxiliar os produtores rurais para a realização das ações de recuperação das áreas de preservação e dos recursos hídricos, para isso é necessário a participação de todos os proprietários rurais e demais interessados no assunto, para que possam discutir e encontrar a melhor maneira de realizar essas ações. Como forma de continuidade às discussões dos próximos temas a serem trabalhados prevêem a questão dos Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) e o Programa Produtor de Água.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário