terça-feira, 7 de dezembro de 2010

AGRICULTURA FAMILIAR JÁ É REALIDADE EM PEREIRA BARRETO


O Prefeito solicitou a Secretaria de Educação e ao Setor de Alimentação Escolar, que viabilizassem condições para que a Lei Federal referente à Agricultura Familiar fosse cumprida.

Desde o inicio de novembro de 2010 a alimentação escolar vem sendo abastecida em suas necessidades de verduras, legumes e frutas pelos agricultores familiares de Pereira Barreto.

Conta hoje com 07 agricultores que toda segundas feiras entregam para alimentação escolar mais de 300 maços de hortaliças, entre alface, almeirão, cebolinha e rúcula; mais de 400 quilos de legumes entre eles cenoura, abobrinha verde, abobora madura, quiabo, mandioca, berinjela e pimentão verde e mais de 600 quilos de frutas, entre elas banana maçã, laranja pêra e goiaba.

Pereira Barreto é uma das primeiras cidades da região a estabelecer esta parceria com os agricultores familiares de forma a atender a lei 11.497 de 16 de junho de 2009 onde 30% da verba repassada pelo governo federal devem ser investidos na agricultura familiar. Até o momento já foram adquiridos aproximadamente de 4,3 mil quilos de legumes e frutas e 1200 maços de verduras.

O Prefeito Arnaldo Enomoto solicitou a Secretaria Municipal de Educação e ao Setor de Alimentação Escolar, que viabilizassem as condições para que a Lei Federal referente à Agricultura Familiar fosse cumprida.

Neste sentido foram realizadas reuniões com os pequenos produtores, e o saldo tem sido positivo, ganhou a merenda com a qualidade e ganharam os pequenos produtores.

Esteve presente nas reuniões entre agricultores e o Setor de Alimentação Escolar, o Agrônomo e Vereador Arnaldo Coelho, contribuindo para a implantação do programa com o seu vasto conhecimento.

“Começamos agora em novembro, mas temos um potencial enorme para 2011 junto aos agricultores familiares, não só na quantidade de alimentos a serem requisitados, mas também na qualidade e na variedade do que se produz em nossa região. Em reuniões recentemente feitas com os agricultores pudemos dividir dúvidas, compartilhar conquistas e temos a certeza que em 2011 fortaleceremos ainda mais esta parceria em busca do melhor para alimentação dos estudantes de Pereira Barreto”, afirma Vanessa Tramontano, nutricionista responsável pela alimentação escolar no município.

Na segunda-feira (6) o Prefeito Arnaldo Enomoto juntamente com a Secretária de Educação Marialba da Glória Garcia Carneiro esteve no departamento de alimentação escolar do município, para ver de perto o trabalho desenvolvido da agricultura familiar.

“Quanto mais colorida for a nossa banca melhor será para alimentação escolar”, afirmou o Sr. Katsuo Sekiya na ultima reunião do Setor de Alimentação Escolar com os produtores rurais.

E com esse espírito de união e dialogo que a alimentação escolar tem se tornado cada dia mais agradável e saudável para os estudantes de Pereira Barreto.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário