quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PEREIRA BARRETO FOI REPRESENTADA NO 5º ENCONTRO DE ALIMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR




O evento foi organizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e teve o comparecimento de mais de 750 pessoas ligadas à alimentação escolar.

Entre os dias 16 e 19 de novembro aconteceu na cidade de Salvador o 5° Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar e a cidade de Pereira Barreto esteve presente representada por Vanessa Tramontano, nutricionista responsável técnico da alimentação escolar, Prof. Cícero Teixeira de Araújo representando o Conselho Municipal de Alimentação Escolar e Massumi Kiwada Toyoda, representando a Secretaria Municipal de Educação.

O evento foi organizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e teve o comparecimento de mais de 750 pessoas ligadas direta ou indiretamente à alimentação escolar em âmbito nacional.

Foram apresentados dados referentes à evolução da alimentação escolar desde seu inicio quando ainda era a “merenda” escolar, assim como todos os investimentos e parcerias, inclusive internacional, feita pelo governo federal a fim de priorizar e melhorar a alimentação de crianças, jovens e adultos no ambiente escolar.

As leis de alimentação escolar foram recentemente modificadas e aprimoradas, (2009 e 2010) o que gerou a necessidade dos profissionais envolvidos se adaptarem e buscarem dentro de suas próprias regiões atenderem a estas modificações. O maior exemplo disso é a disposição da lei em adquirir 30% da verba proveniente do repasse federal em alimentos da Agricultura Familiar. Uma ampla discussão sobre o tema foi aberto e alguns casos de sucesso já estabelecidos foram tomados por referência a fim de atender as demandas da lei.

Além disso, dentro do encontro foi promovida uma ampla discussão sobre as ações ligadas aos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar – CAE, demonstrando sua importância para a fiscalização do emprego do dinheiro federal assim como sua parceria para promoção de boas práticas de alimentação dentro das escolas.

O Professor Cícero ressaltou a importância em ter participado do evento: “Foi muito importante a minha participação nesse encontro, pois foi ressaltado a importância da fiscalização, participação e parceria do CAE, junto a merenda de alimentação escolar. Foram relatos e experiências de todo o nosso Brasil, dificuldades assim como o sucesso nas distribuições da alimentação escolar”.

Dentre as diversas oficinas oferecidas ao longo do encontro destacam-se as que traziam em sua base as formas de aquisição de alimentos, destaque dado pela nutricionista Vanessa Tramontano: “Num evento nacional é importante trocar experiências de sucesso assim como duvidas freqüentes do como fazer a aquisição de alimentos de forma segura e dentro dos parâmetros legais. Nesse aspecto fomos agraciados com oficinas específicas sobre licitação de alimentos e aquisição de alimentos da agricultura familiar, que serve também para fortalecer o papel técnico do nutricionista nessa responsabilidade de escolher e ofertar o melhor para os estudantes naquele que em alguns casos pode ser sua única refeição do dia.”

A cidade de Pereira Barreto tem visto nos últimos anos uma melhora significativa da alimentação escolar fornecida aos alunos proveniente de leis que asseguram hoje o direito ao alimento e de grandes esforços do poder público na manutenção da qualidade do que se compra sem deixar de lado as características da própria cidade.

Para 2011 é possível dizer que mais será exigido da qualidade, variedade e quantidade do que será oferecido aos alunos tanto da rede municipal como estadual de ensino.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário