terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PEREIRA BARRETO ESTÁ ENTRE OS MELHORES COLOCADOS NO RANKING AMBIENTAL DOS MUNICÍPIOS PAULISTAS




Em grande evento no Palácio dos Bandeirantes, Projeto Município Verde Azul apresentou o resultado das avaliações das cidades do estado de São Paulo.

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo divulgou na sexta-feira, dia 17/12, às 15h, em grande cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o ranking ambiental dos municípios paulistas de 2010. A solenidade contou com a presença do governador do estado Alberto Goldman, do secretário de Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, e de diversos prefeitos, interlocutores e representantes municipais. Houve também a entrega do Prêmio Franco Montoro, para os municípios melhores colocados em suas bacias hidrográficas, aos interlocutores municipais mais ativos no projeto, à melhor iniciativa verde (pessoa física) e parceria verde (pessoas jurídicas).

Lançado em junho de 2007, o Projeto Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios.

Este ano foram certificados 143 municípios dos 645 do estado, o que significa que mais de 15% das cidades alcançaram a média acima de 80 pontos – em uma avaliação que varia de 0 a 100 – sendo reconhecidas pelo exemplo na execução das ações ambientais.

O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado. Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Projeto Ambiental Estratégico MVA: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

Este ano a Estância Turística de Pereira Barreto se superou nos cumprimentos das 10 diretivas ambientais do programa, sendo certificado em 13º lugar com uma pontuação de 91,51. Ainda, por mérito e destaque, sendo o primeiro entre os municípios da Bacia do Baixo Tietê, Pereira Barreto teve a honra de receber o Prêmio André Franco Montoro.

Em 2008 Pereira Barreto não havia se certificado, atingindo a pontuação de 72,11. Já em 2009 foi certificado com uma pontuação de 85,63. E agora em 2010 atingiu a expressiva nota de 91,51 pontos. Esse avanço apresentado deve-se principalmente ao grande empenho da administração pública municipal em desenvolver as ações das diretivas ambientais apresentadas pelo programa MVA e também ao comprometimento e envolvimento de todas as secretarias, departamentos e repartições municipais nas atividades desenvolvidas durante o ano.

O Prefeito Arnaldo Shigueiuki Enomoto tem sido um grande visionário na administração municipal quanto às questões ambientais do município, tendo direcionado uma atenção especial aos temas e assuntos relacionados ao meio ambiente, bem como tornando a pasta, uma questão de responsabilidade de todos os funcionários da administração pública. Segundo ele ainda há muito que ser feito, porém é importante dar os passos iniciais e continuar as ações de planejamento e gestão ambiental. E é isso o que está feito com pequenas ações, pequenas mudanças de hábito, pequenas mudanças locais, que acabam refletindo globalmente.

O prêmio recebido é um incentivo a continuar as ações no município, um incentivo a rever os conceitos, um incentivo a gerir conscientemente o meio ambiente, um incentivo a viver com melhor qualidade de vida.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário